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12/12/2018
Sete passos para driblar o estresse

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Crédito da imagem: 123RF Photos

Fator de risco para doenças do coração, o estresse faz parte da rotina de muitas pessoas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia divulgou sete dicas comprovadas cientificamente para amenizar o problema. Acompanhe:

1. Respire fundo: respirar é uma das melhores técnicas para relaxar num momento de estresse. A respiração auxilia na oxigenação, diminui a pressão sanguínea e controla o cortisol, hormônio indicativo do estresse.

2. Relaxe o corpo: soltar a musculatura também ajuda a reduzir o nível de estresse. Solte o corpo com movimentos de balanço dos braços e das pernas. Alie o movimento à respiração para resultados ainda melhores.

3. Dê um tempo: saia de perto da situação causadora do estresse por alguns instantes. Mude o foco antes de insistir em resolver o problema. 

4. Pratique exercícios: a liberação de endorfina que ocorre ao praticar atividades físicas proporciona bem-estar e diminui a sensação de estresse. 

5. Medite: a meditação reduz a irritabilidade e, segundo um estudo publicado este ano, mesmo um primeiro contato com a técnica já desencadeia melhoras na função cognitiva.

6. Faça trabalhos manuais: tricotar, pintar e bordar, além de estimularem a criatividade, têm grande potencial terapêutico no controle do estresse e da ansiedade.

7. Tire uma soneca: dormir por alguns minutos durante o dia estimula o sistema imunológico, o que pode compensar um pouco dos efeitos negativos de uma noite mal dormida em função do estresse.