Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

27/09/2018
Santa Casa inaugura centro pioneiro para tratamento de arritmias

Brugada.jpg

Dr. Fernando Lucchese, Dr. Carlos Kalil e Dr. Josep Brugada

Iniciativa inédita no Brasil, o novo espaço disponibilizará todos os tipos de diagnóstico, gerenciamento e tratamento de arritmias, a ocorrência cardiológica mais frequente na população.

O Centro Internacional de Arritmias - Instituto J. Brugada será inaugurado nesta sexta-feira, 28 de setembro, no Hospital São Francisco, unidade de cardiologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 

De acordo com Dr. Fernando Lucchese, diretor médico do Hospital São Francisco e idealizador do novo espaço, trata-se de um formato inédito no país: será o primeiro a oferecer, em um só local, terapias por drogas (medicamentos), por aparelhos (marcapasso, desfibrilador) e por ablação por cateter (interrupção da arritmia com a colocação de cateter), além de um pronto atendimento 24 horas, com suporte totalmente integrado para todas as necessidades relativas ao controle das arritmias.

O cardiologista espanhol Josep Brugada, que dá nome ao Centro, fará parte também do corpo clínico. Ele descobriu a Síndrome de Brugada, condição hereditária, grave e rara de arritmias, com prevalência em homens jovens, e que pode causar morte súbita. Periodicamente, o médico realizará procedimentos na Santa Casa.

A atuação em parceria com Dr. Brugada tornará o serviço um centro de referência no tratamento de fibrilação atrial e arritmias complexas, com potencial para receber e capacitar médicos do Brasil e da América Latina nestas áreas. O treinamento de profissionais será conduzido pela equipe do Dr. Carlos Kalil, referência brasileira em eletrofisiologia.

Com 320m², o funcionamento do Centro Internacional irá aumentar em 160% os procedimentos de eletrofisiologia, importante técnica para estudo, medição e tratamento dos ritmos elétricos do coração.

Nos dias 28 e 29 de setembro, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o Hospital São Francisco realizam o Simpósio Internacional de Arritmias com a presença de Josep Brugada e de especialistas de todo o mundo. O evento é voltado a médicos e a profissionais da área e será realizando no Centro Histórico-Cultural Santa Casa.