Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

28/03/2018
Pesquisa sugere que futebol é melhor do que remédio

fute.jpg

Crédito da imagem: Pixabay

Pessoas que jogam futebol por lazer apresentam níveis mais baixos de colesterol, pressão arterial e frequência cardíaca em repouso, além de menor índice de massa gorda. As afirmações são resultado de uma pesquisa que comparou indivíduos inativos com aqueles que investem no esporte em seu tempo livre.

Publicado no British Journal of Sports Medicine, o futebol demonstrou impactar também a saúde emocional, com benefícios sociais, motivacionais e competitivos mais evidentes do que os proporcionados pela prática de outras modalidades de atividade física, como corrida ou zumba.

Conforme Peter Krustrup, professor da Universidade do Sul da Dinamarca e um dos autores do estudo, o treino de futebol mostrou ser eficaz na prevenção e tratamento de diversas doenças relacionadas ao estilo de vida, independente da idade, sexo, nível de aptidão física ou habilidade para jogar. Hipertensão arterial sistêmica, diabetes e perda de massa óssea são exemplos de patologias que podem ser alteradas pelos hábitos de vida.

Além disso, pesquisas anteriores relacionaram os exercícios intervalados de alta intensidade à melhora do condicionamento cardiovascular, ao ganho de massa óssea e à saúde muscular.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores examinaram os dados de 31 trabalhos científicos sobre os efeitos do futebol sobre a pressão arterial, a frequência cardíaca em repouso, o percentual de gordura corporal, a saúde metabólica e a capacidade de saltar. Em todos eles, os cientistas procuraram dimensionar o efeito que o futebol parecia ter sobre os diferentes aspectos da saúde, compará-lo à inatividade e a outras formas de exercício.

Com tantas repercussões positivas, os autores ressaltam que o futebol não é a única modalidade esportiva com benefícios consistentes para a saúde cardiovascular, mas acreditam que ele pode ser uma das melhores opções disponíveis por ser popular, barato, fácil de implementar e ter regras muito simples de serem seguidas.