Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

22/06/2016
Parada cardíaca e infarto: você sabe quais são as diferenças?

parada ou infarto.jpg

Crédito da imagem: Internet

Pode até gerar alguma confusão, mas parada cardíaca e infarto não são a mesma coisa. No comparativo abaixo, conheça as diferenças:

Parada cardíaca: ocorre quando o coração para de bater subitamente.

Infarto: ocorre quando o coração para de ser irrigado com sangue.

O que é parada cardíaca?

É a batida irregular do coração desencadeada por uma disfunção elétrica. Com a atividade interrompida, o coração não bombeia sangue para o cérebro e outras partes do corpo.

O que acontece?

A pessoa fica inconsciente, passa a não responder a estímulos e a não respirar. É como se o coração tremesse ao invés de bater corretamente.

O que fazer?

Verifique se o paciente está respirando e se responde a estímulos simples, como tapinhas no ombro. Se não há resposta, chame a emergência (192) e inicie a ressuscitação cardiopulmonar enquanto aguarda. Comprima o tórax com as duas mãos cerca de 100 vezes por minuto. Use força ao realizar o procedimento. Caso haja um desfibrilador por perto, utilize-o.

O que é infarto?

É consequência da obstrução de uma artéria do coração. Quando uma placa de gordura se forma na parede de um desses vasos, um coágulo pode se formar sobre a placa. Se o coágulo de desprende, há o risco de ele entupir a artéria, que deixa de irrigar parte do coração. Sem oxigênio, o tecido cardíaco começa a sofrer morte celular, podendo ocorrer morte súbita.

O que acontece?

Durante o infarto, os sintomas podem ser intensos e fortes, com dor e desconforto no peito e nos membros superiores, além de suor excessivo e náuseas. No entanto, muitas vezes os sinais iniciam devagar e duram por horas ou até dias antes do infarto. O coração não necessariamente para de bater.

O que fazer?

Ligue para a emergência (192), mesmo que não esteja certo de que se trata de um infarto. Jamais leve o paciente de carro para o hospital – espere o socorro chegar.