Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

10/07/2010
Mulher tem coágulo sanguíneo depois de passar horas sentada








A paciente descrita pelos médicos da Província Human, na China, numa carta ao jornal médico “Lancet” era uma mulher de 40 anos que apresentava um inchaço doloroso na perna esquerda. Embora seus exames de sangue tivessem resultados normais, um ultra-som mostrou uma trombose venosa profunda, um perigoso coágulo sanguíneo. Ela não tinha problemas de saúde, nem histórico familiar de trombose, e apenas um fator de risco conhecido, pois tomava anticoncepcional oral

Os médicos chegaram a um diagnóstico de “trombose venosa profunda associada ao jogo Mah Jongg”. Eles observaram que ela tinha passado oito horas sentada, sem se mexer, na noite anterior, jogando o antigo jogo chinês Mah Jongg (parecido com o dominó). Ela estava tão concentrada que tudo que tinha consumido era uma “pequena quantidade de refrigerante”.

“A condição do nosso paciente é similar à ‘síndrome da classe econômica’ em seus mecanismos patofisiológicos”, escreveram. “No entanto, os mecanismos da trombose venosa profunda associada ao jogo Mah Jong podem ser complicados pelo estresse (especialmente quando evolve apostas de dinheiro) e privação do sono”.

Hospitalizada por duas semanas, a paciente tomou anticoagulantes e aspirina enquanto usava meias de compressão. Recuperada, está fazendo terapia de manutenção com varfarina, um anticoagulante.

Autor: Donald G. McNeil Jr.