Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

16/03/2018
Lucchese palestra sobre a saúde pública no Brasil

unisinos.jpg

O encontro ocorreu no dia 14 de março e reuniu os novos estudantes dos cursos de saúde da Universidade

Como parte da programação da Calourada do DCE 2018/1, atividade promovida pelo Diretório Central dos Estudantes da Unisinos, Dr. Fernando Lucchese, diretor médico do Hospital São Francisco, foi um dos convidados para falar sobre o SUS e a crise na saúde brasileira, em São Leopoldo, na noite de 14 de março. Também palestraram o psicólogo Rafael Wolski e a médica Nêmora Barcellos, ambos professores da Unisinos.

Entre os temas abordados no encontro, Dr. Lucchese destacou a importância dos hospitais filantrópicos no atendimento de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde - 60% dos atendimentos realizados na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por exemplo, correspondem ao SUS.

Segundo o cirurgião cardiovascular, a queda no mercado de convênios privados representa uma demanda ainda maior pela assistência pública no Brasil. O déficit na tabela de honorários do SUS, no entanto, faz com que as instituições de saúde enfrentem sérios problemas financeiros. Desde a implementação do plano real, o repasse de verbas foi reajustado em torno de 90%, enquanto outros setores da economia tiveram reajustes acumulados superiores a 500%.

Ainda de acordo com Lucchese, há atualmente uma inversão de papéis no custeio da saúde. Hoje, os municípios investem o maior percentual, superando os Estados e o Governo Federal, o que cria uma frágil rede de sustentação e viabilidade financeira do SUS.

O projeto Calourada do DCE 2018/1 realizou, entre os dias 5 e 14 de março, ciclos de palestras, debates e eventos culturais para recepcionar os novos estudantes e fomentar o debate na comunidade acadêmica.