Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

30/03/2016
HSF participa do Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular

Congress.png

Hospital apresentará os resultados de duas pesquisas científicas

Na próxima semana, entre os dias 7 e 9 de abril, o Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital São Francisco participa do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – SBCCV, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.

Já no primeiro dia de evento, Dr. Fernando Lucchese, diretor médico do HSF, participará de três atividades como palestrante. Ele falará primeiro sobre intervenções híbridas (cirurgia associada ao procedimento por cateter) no tratamento de doença das artérias coronárias e da importância da incorporação do Heart Team. Em outra mesa de discussões, tratará de implante valvar aórtico transapical e, por fim, discutirá as ações da SBCCV em 2015.

No dia 8, Dr. Mauro Pontes, médico cardiologista e coordenador científico da Unidade de Pesquisa em Cirurgia Cardiovascular do Hospital, apresentará o trabalho Atrial Fibrillation increases short term outcomes and 1 year mortality after transcatheter aortic valve implantation: an analysis of the brazilian multicenter TAVI Registry (RIBAC), que mostra a relação da fibrilação atrial com a mortalidade em curto e médio prazo em pacientes submetidos ao implante valvular aórtico por cateter. 

Encerrando a participação do Hospital São Francisco no Congresso, Dr. Fernando Lucchese defenderá o estudo Anemia pré-operatória aumenta a mortalidade hospitalar da cirurgia de revascularização do miocárdio. A pesquisa avalia o impacto dos níveis de hemoglobina sobre a mortalidade após cirurgia de ponte-de-safena. O trabalho foi realizado pela Unidade de Pesquisa em Cirurgia Cardiovascular e tem como primeiro autor o cientista biomédico Álvaro Rösler, coordenador operacional da Unidade.