Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

15/02/2018
Fumar um cigarro por dia prejudica a saúde do coração

gretty images.jpg

Crédito da imagem: Getty Images

Um estudo publicado na British Medical Association revela que fumar um único cigarro por dia representa a metade do risco a que estão expostos indivíduos que consomem 20 cigarros diariamente.

O risco é ainda maior entre as mulheres: o tabagismo eleva em 57% a chance de desenvolver uma doença cardiovascular para aquelas que fumam um cigarro por dia; para os homens o risco é de 46%.

Conforme os pesquisadores, os resultados indicam que o objetivo dos fumantes deve ser sempre parar de fumar, e não apenas reduzir a quantidade de cigarros. Não existe um nível seguro para o tabagismo quando se observa a saúde do coração.

Embora acreditem que os resultados sejam surpreendentes para o público leigo, os autores explicam que o sistema cardiovascular é muito sensível à fumaça do tabaco, ainda que a quantidade seja pequena. A fumaça afeta diretamente a capacidade de transportar o oxigênio, entre outros aspectos.

O estudo incluiu dados de 55 pesquisas publicadas entre 1946 e 2015. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem no mundo mais de 1 bilhão de fumantes, principalmente em países pobres e em desenvolvimento.  O tabaco está associado à morte de 7 milhões de pessoas por ano, 890 mil delas pelo fumo passivo.