Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

13/02/2019
Estudo afirma que HPV pode afetar a saúde do coração

coração-mulher.jpg

Crédito da imagem: Internet

Importante causa de câncer de colo do útero e ligado a tumores de garganta, boca, ânus e pênis, o papilomavírus humano (HPV) está associado também a um risco maior de doenças cardiovasculares, afirmam pesquisadores da Universidade Sungkyukwan, na Coréia do Sul.

 

Para chegar a esta conclusão, entre 2011 e 2016 o grupo analisou exames de 63.411 coreanas com mais de 30 anos de idade e sem históricos de problemas no coração. 

 

Todas as participantes realizaram exames capazes de identificar 13 subtipos de HPV – alguns deles ligados ao câncer e outros que causam verrugas genitais –, com avaliações realizadas a cada um ou dois anos.

 

Após o ajuste de fatores como peso, tabagismo, consumo de álcool, prática de exercícios físicos, nível educacional e histórico familiar de doenças cardiovasculares, os cientistas concluíram que o risco de sofrer complicações cardíacas era 22% maior nas portadoras de subtipos mais graves de HPV.

 

Eles observaram, ainda, que a ameaça era mais acentuada em mulheres que, além da infecção, apresentavam obesidade e síndrome metabólica.

 

De acordo com os autores, a compreensão sobre os subtipos de alto risco e a combinação com obesidade e síndrome metabólica pode contribuir para a construção de estratégias preventivas mais eficazes, que possam melhorar os resultados nestas pacientes.

 

A equipe acrescenta que, por ser o primeiro levantamento de grande porte sobre o assunto, são necessárias novas pesquisas para confirmar a descoberta. Também não foi averiguada a duração das infecções e faltavam informações sobre alguns tipos do vírus com potencial cancerígeno, o que pode ter interferido nos resultados.