Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

26/07/2010
Estoque de sangue do Inca está 50% abaixo do ideal

O Instituto Nacional do Câncer divulgou nesta quinta-feira (22) a redução de 50% do estoque de sangue fornecido a cinco unidades hospitalares, como consequência da diminuição do número de doadores no período de férias.

A instituição atende, em média, 1,3 mil pacientes por mês, com 700 cirurgias realizadas no mesmo período. Pessoas operadas, passando por tratamento quimioterápico ou radioterápico e transplantados de medula óssea são os principais grupos que demandam sangue constantemente.

Segundo a coordenadora da área de hemoterapia do Inca, Iara Motta, são necessárias 250 novas bolsas de sangue até o final do mês. O patamar ideal é de 70 bolsas por dia.

O Banco de Sangue do Inca recomenda a doação para pessoas com boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos e acima de 50 quilos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não devem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto até três meses.

Para doar, o interessado deve se dirigir à Praça Vermelha, na capital fluminense, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30, e aos sábados, de 8h às 12h.