Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

30/10/2017
Diabetes gestacional aumenta risco de infarto e AVC

diabetesges.jpg

Crédito: Mediteraneo/Fotolia

De acordo com um estudo publicado no JAMA Internal Medicine, o diabetes gestacional pode ser um sinal de alerta para futuros riscos cardíacos em mulheres. A boa notícia é que a adoção de um estilo de vida saudável pode reverter os riscos.

O diabetes gestacional é o aparecimento de níveis altos de açúcar no sangue durante a gravidez. Embora a condição normalmente se resolva após o parto, está associado a um risco até sete vezes maior de desenvolver diabetes tipo 2 e a um risco cardiovascular também maior.

Para saber mais sobre a relação entre diabetes gestacional e doença cardíaca, os pesquisadores analisaram os dados do Nurses' Health Study II, que acompanhou a saúde de quase 90 mil mulheres americanas por 26 anos.

De 1989 a 2015, foram realizados questionários regulares de acompanhamento com informações sobre diabetes gestacional, diabetes tipo 2, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Todas as participantes incluídas na pesquisa tiveram pelo menos uma gestação antes ou durante o levantamento. A idade média foi de 35 anos. 6% das mulheres relataram histórico de diabetes gestacional, e foram identificados 1.161 eventos cardíacos durante o período de estudo.

Os pesquisadores descobriram que mulheres com histórico de diabetes gestacional apresentaram risco 43% maior de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em comparação com mulheres que não tiveram o problema. O risco geral de eventos cardíacos, no entanto, foi baixo, possivelmente pela idade média das mulheres analisadas.

Os pesquisadores constataram, ainda, que a perda de peso e a adoção de um estilo de vida saudável reduziram o risco de complicações futuras. Eles ressaltam a importância e eficiência de hábitos saudáveis – que incluam atividade física, boa alimentação e cuidado com o peso – na redução dos riscos de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas em mulheres que tiveram diabetes gestacional.