Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

12/03/2016
Ciência, saúde e espiritualidade são tema de Simpósio em Porto Alegre

Holístico 1.jpg

Crédito da imagem: Camila Cardoso

Na noite desta sexta-feira, 11 de março, a Santa Casa realizou o Simpósio Onde a Saúde e a Espiritualidade se encontram, atividade que abriu o 10º Encontro Holístico Brasileiro, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Após a cerimônia de boas-vindas, liderada pelo deputado Giovani Cherini, o médico cardiologista e coordenador científico da Unidade de Pesquisa em Cirurgia Cardiovascular do Hospital São Francisco, Dr. Mauro Pontes, falou sobre a espiritualidade como um novo paradigma da ciência.

Segundo ele, a receptividade ao tema têm sido cada vez maior no meio acadêmico, mas ainda precisa avançar. “Hoje, as pesquisas realizadas nessa área ainda não são suficientes para acompanhar o crescente interesse da população”, afirmou.

Depois, o cientista cardiovascular Álvaro Rösler, coordenador operacional da Unidade de Pesquisa, apresentou dados de estudos realizados no HSF e evidências científicas de centros internacionais referência em saúde e espiritualidade.

Conforme o pesquisador, diversos estudos demonstraram que a religiosidade /espiritualidade possui efeito sobre o estilo de vida das pessoas e interferência positiva no controle de diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, como tabagismo, hipertensão, obesidade, sedentarismo e diabetes.

Dr. Fernando Lucchese, cirurgião cardiovascular e diretor médico do Hospital São Francisco, fez um apanhado sobre a espiritualidade com foco no perdão, um fator protetor contra doenças, nas palavras do médico. De acordo com ele, o perdão exerce influência direta sobre a saúde: reduz emoções negativas, estresse e depressão, enquanto não perdoar aumenta os níveis de cortisol e gera prejuízos ao sistema imunológico.

Lucchese falou ainda sobre a felicidade, sobre as doenças da alma e sobre o encontro já estabelecido entre ciência, saúde e espiritualidade.

O 10º Encontro Holístico Brasileiro ocorre ainda neste sábado e domingo, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. As inscrições para o evento estão encerradas.