Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

19/08/2018
Centro de Pesquisas recebe prêmios em Gramado

cardio.jpg

Crédito da imagem: Socergs/Divulgação

Realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul premiou dois estudos realizados pelo Centro de Pesquisas em Cirurgia Cardiovascular do Hospital São Francisco.

O trabalho Análise exploratória de preditores de mortalidade hospitalar após cirurgia de revascularização do miocárdio com algoritmos de mineração de dados foi considerado o Melhor Tema Livre Oral na categoria Cirurgia.

Encabeçada pelo biomédico Álvaro Rösler, coordenador operacional do Centro, a pesquisa demonstrou o potencial dos algoritmos e técnicas de inteligência artificial na avaliação de fatores de risco cardiovasculares, o que possibilita a realização de análises rápidas e seguras de grandes bancos de dados.

Além de Rösler, Pedro Nectoux, Gabriel Constantin, Jonathan Fraportti do Nascimento, Silvio Cazella, Mauro Pontes e Fernando Lucchese são autores do trabalho. No congresso, o estudo foi apresentado pelo cardiologista Mauro Pontes, coordenador científico do Centro de Pesquisas do HSF.

Já a pesquisa Hipoalbuminemia é preditora independente de risco para mortalidade hospitalar em pacientes submetidos ao implante valvar aórtico transcateter, também conduzida pelo pesquisador Álvaro Rösler, analisou a importância que os níveis baixos de albumina no pré-operatório podem exercer sobre os resultados do implante valvar aórtico transcateter. O trabalho recebeu o prêmio de Melhor Tema Livre Pôster na categoria Cirurgia.

Também são autores do estudo os pesquisadores Gabriel Constantin, Jonathan Fraportti do Nascimento, Pedro Nectoux, Marcela da Cunha Sales, Valter Correia de Lima, Eraldo de Azevedo Lucio, Mauro Pontes e Fernando Lucchese.

Todas as linhas de investigação do Centro de Pesquisas em Cirurgia Cardiovascular do Hospital São Francisco são orientadas por Mauro Pontes e Fernando Lucchese, diretor médico do Hospital.

O encontro da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul é o terceiro maior congresso de cardiologia do Brasil.