Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

04/07/2017
Amamentar protege a mulher contra infarto e AVC

amen.jpg

Crédito da imagem: Internet

Pesquisa comparou mães que amamentaram e que não amamentaram e concluiu que as primeiras registraram um risco 18% menor de sofrer infarto e 17% menor de ter um AVC.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que mulheres que amamentaram têm menos chances de desenvolver doenças como câncer de mama e de ovários, diabetes e artrite. A nova pesquisa, publicada no Journal of the American Heart Association, acrescenta à lista a proteção à saúde cardiovascular.

Pesquisadores da Universidade de Oxford e da Academia Chinesa de Ciências Médicas analisaram dados de quase 290 mil mulheres chinesas. Elas tinham entre 30 e 79 anos e forneceram informações como o número de filhos e o tempo de amamentação. Também foram incluídos fatores como fumo, pressão sanguínea, obesidade e diabetes, que prejudicam a saúde cardiovascular.

As mulheres que amamentaram apresentaram um risco de infarto 9% menor, além de 8% menos chances de sofrer um acidente vascular cerebral. O resultado foi ainda mais surpreendente para aquelas que amamentaram os filhos até os dois anos de idade, com índices que chegaram aos 18% e 17%, respectivamente, e que ainda aumentaram em mães que estenderam mais o período de amamentação.

Segundo os autores, embora não seja possível estabelecer os efeitos causais, os benefícios da amamentação podem ser explicados por um restabelecimento mais rápido do metabolismo da mãe após a gravidez.