Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

08/02/2015
5 dicas para controlar o estresse no trabalho

estresse.jpg

Crédito da imagem: Internet

Independente da profissão ou da atividade que desempenhe, são grandes as chances de sentir-se estressado no trabalho. De acordo com o psicólogo clínico e porta-voz da American Heart Association, Dr. Barry J. Jacobs, existem várias razões para o estresse profissional.

Ter muita responsabilidade, pouca autoridade ou sentir que as expectativas do chefe são maiores do que aquelas que o colaborador acredita ser capaz de cumprir, são aspectos que, segundo o psicólogo, podem motivar o estresse.

Segundo ele, outro fator que intensifica o problema é o excesso de horas de trabalho, que causa ansiedade em finalizar todas as tarefas e consome a maior parte do dia.

Abaixo, veja algumas indicações de Jacobs que podem ajudar a gerenciar o estresse no trabalho.

1. Pense o seu tempo

Gerenciar o tempo de maneira eficaz é fundamental para diminuir o estresse no trabalho. Dr. Barry J. Jacobs recomenda iniciar com antecedência projetos que envolvem prazos para evitar a sobrecarga de tarefas de última hora. Anote atividades que poderão demandar mais tempo e atenção e defina os momentos em que se dedicará a elas. Adiante seu relógio em cinco ou 10 minutos e reduza o risco de chegar atrasado a reuniões e compromissos importantes.

2. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Ao invés de tentar resolver todas as pendências ao mesmo tempo, defina uma rotina para as suas atividades. Determine a ordem das tarefas e limite o tempo que permanecerá em cada uma. Comece por organizar a mesa, responder e-mails, fazer ligações e, então, vá para a função que requer mais foco. É um método simples que, conforme o psicólogo, evita a dispersão e aumenta o controle do trabalho do dia.

3. Dê um tempo

De acordo com Jacobs, todos nós precisamos de períodos de descanso ao longo do dia. Ele sugere que se faça uma pausa para o almoço ou lanche – longe da mesa de trabalho – e que se caminhe entre uma tarefa e outra para descomprimir.

4. Ajuste as expectativas (do seu chefe e as suas)

Embora sejam importantes para desafiar a si mesmo no trabalho, expectativas muito altas podem gerar um estresse igualmente alto.

Para Jacobs, é necessário encontrar formas de ajustar as exigências depositadas em você – caso você se sinta pressionado ou sobrecarregado – e, da mesma forma, equilibrar as suas próprias expectativas em relação ao seu desempenho ou reconhecimento.

5. Respire fundo

Em momentos de muito estresse, é importante recorrer a alguns truques para diminuir a tensão e evitar problemas maiores. Lembre-se e siga as seguintes recomendações:

- Conte até 10 antes de falar.

- Faça de 3 a 5 respirações profundas.

- Peça um pequeno intervalo e caminhe.

- Não tenha medo de conversar com seu gestor sobre o que lhe causa estresse.