Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

05/07/2016
4 motivos para incluir chá no seu dia a dia

verde.jpg

Crédito da imagem: TheWeek.in

O frio volta ao Rio Grande do Sul nesta semana e o consumo de bebidas quentes para aquecer o corpo tende a aumentar.

Abaixo, confira alguns benefícios que o hábito de tomar chá pode trazer para a saúde – especialmente as infusões de chá verde, preto e branco.

Saúde do coração

Por conterem grande quantidade de flavonoides, alguns estudos indicam que o chá verde e o chá preto ajudam a diminuir os níveis do colesterol e triglicérides no sangue e a controlar a pressão arterial. Eles reduzem, portanto, os fatores de risco para doenças cardíacas.

Saúde dos dentes

Há indícios de que o consumo de pelo menos uma xícara de chá verde por dia possa ajudar na diminuição da perda de dentes. Pesquisas relacionam o consumo de chá com a redução do pH na superfície dos dentes, o que inibe o crescimento da bactéria periodontal.

Perda de peso

Conforme alguns trabalhos científicos, a cafeína e as catequinas presentes no chá verde podem acelerar o metabolismo e ajudar o corpo na queima de calorias. O ideal é combinar a ingestão de chá com uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

Relaxamento

Segundo um levantamento inglês, pessoas que beberam chá preto quatro vezes por dia durante 6 semanas conseguiram voltar à calma mais rapidamente após situações de estresse do que aquelas que não bebiam o chá. Os chás preto e verde contêm teaninas, que ajudam o corpo e o cérebro a relaxar.

Com informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia.