GALERIA DE FOTOS

Pericárdio - Pericardite Crônica Calcificada

O Pericardio é uma membrana que envolve o coração e apresenta complacencia limitada.

A importância cirúrgica do pericardio está relacionada com o seu envolvimento nas situações que alteram o enchimento das câmaras cardíacas.

Compressão e tamponamento cardíaco, em casos agudos, e Pericardites Constritivas, em casos crônicos, são as doenças mais comuns a exigir tratamento cirúrgico (Pericardiectomias, Pericardiocenteses etc).

As imagens a seguir ilustram uma Pericardite Constritiva Crõnica Calcificada, em paciente adulto jovem, tratado com sucesso  por Pericardiectomia Bilateral Antefrênica (sem sintomas pósoperatórios).

Dr.  J. Dario Frota Fº

Clique na imagem para ampliar.

Figura 1. Radiografia do Tórax em perfil. Notar o pericardio parietal calcificado, no entorno do coração. Figura 2. Radiografia do Tórax em PA. Pericardio calcificado. Figura 3. Uma lâmina do pericardio parietal enconttra-se dissecada, e separada do pericardio visceral. A coloração branca deve-se ao alto teor de cálcio. Figura 4. O pericardio anterior encontra-se dissecado. Notar a espessura, a cor e a rigidez da membrana pericardica. Figura 5. A dissecção, combinada com ressecção, libera a veia cava inferior em todo o seu entorno. Figura 6. A veia cava inferior encontra-se totalmente liberada das aderencias pericárdicas. O mesmo procedimento deve ser realizado na aorta, artéria pulmonar, ventrículo direito e veias cavas. A ressecção deve ser tão ampla quanto  possível. Figura 7. Pericardio ressecado. Aspecto externo. Notar os grandes nódulos cálcicos, mesmo observando-se o aspecto externo da membrana. Figura 8. Pericardite constritiva calcificada. Detalhe ampliado da figura anterior. Figura 9. Pericardite constritiva calcificada. Detalhe ampliado do aspecto interno da membrana. Notar a calcificação grosseira.

Veja mais: