DESTAQUE DA EQUIPE

Diminuir letra Aumentar letra
12/11/2010
Fernando Lucchese fala sobre vinho, chimarrão e carne vermelha

equip_11.jpg

Fernando Lucchese fala sobre vinho, chimarrão e carne vermelha

Vinho faz bem para saúde? Chimarrão é proibido para hipertensos? Farinha de mandioca diminui os efeitos da carne gorda? Banana é bom para cãibra? Para desvendar questões como essas, o médico e escritor Fernando Lucchese falou em 4/11 a uma plateia lotada e ávida por conhecimentos sobre saúde. O evento fez parte da programação da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Pacientes, leitores, amigos e anônimos, todos queriam esclarecer suas dúvidas a respeito dos hábitos alimentares e de consumo. Abaixo, seguem alguns trechos da palestra, assuntos também abordados no livro Fatos e Mitos sobre a Saúde, que Luchese está lançando este ano na Feira.

Vinho
Decorrente de estresse, preocupações e da correria do dia a dia, a arteoesclerose não é causada pelo consumo do vinho. Ao contrário, um cálice de vinho por dia controla o espessamento das paredes das artérias do corpo humano. Mas atenção: fatores como a genética e o consumo exagerado podem levar ao alcoolismo. Por isso, aprecie com moderação!

Chimarrão
Não há comprovação científica de que o chimarrão seja maléfico para hipertensos. Bebida típica dos Estados do sul e de países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai, o chimarrão é ainda um dilema. Pouco se sabe sobre os seus possíveis efeitos maléficos. O único cuidado que se deve ter é em relação à temperatura da água, que não deve ser fervida, para evitar o câncer de lábio, frequente no Rio Grande do Sul. Quanto aos efeitos positivos, são semelhantes aos do chá verde, por possuir antioxidantes.

Churrasco
No Brasil, existem cerca de 25 milhões de hipertensos. Muitas pessoas acreditam que, ao misturar carne gorda com farofa de mandioca, os efeitos da gordura são amenizados. A farinha é repleta de fibras, que captam a gordura da carne. O problema é a quantidade de carne gorda que se ingere.

Banana
A cãibra é causada por falta de potássio no organismo. A banana é rica em potássio, como boa parte das frutas e, por isso, ajuda na solução do problema. No entanto, ela é boa também para os hipertensos, pois quem possui pressão alta não pode comer muito sal (sódio), mas deve comer potássio (banana). Além disso, as frutas têm componentes que captam os radicais livres, o que é bom para pessoas de todas as idades.

Fonte: ClicRBS